Echo in the Canyon

Echo in the Canyon retrata a genialidade musical americana na década de 60 em L.A

Tempo de leitura: 6 min

Disponível na Netflix, documentário mostra como Laurel Canyon virou um reduto de bandas americanas inspiradas pelos Beatles

Laurel Canyon, Um bairro em Hollywood – Los Angeles Califórnia, foi o reduto de artistas na década de 60, que viram no local, um lugar para viver momentos de tranquilidade, sossego e inspiração para se fazer músicas ampliando horizontes e expandindo mentes com apetrechos lisérgicos. Se quisessem um agito, bastava descer o vale onde o bairro estava situado, para se esbaldar na tradicional Sunset Strip.

Trailer Echo in the Canyon

Naquele local viviam uma concentração de futuros gênios da cultura pop, como os integrantes dos The Byrds (David Crosby e Roger Mcguinn), Buffalo Springfield (Stephen Stills e Neil Young), The Mamas and The Papas, Brian Wilson dos Beach Boys, Carole King, os doidões Frank Zappa e Alice Cooper.

No documentário, Jakob Dylan, filho de Bob Dylan, conta como as bandas e artistas largaram a música folk – muito tradicional na américa – para fazer um som elétrico inspirado nos Beatles. Em um bate papo com outros músicos como Regina Spektor, Cat Power e Beck, Jakob relata a importância do local e daqueles artistas que ali viveram, lançando discos importantíssimos para a história da música pop mundial. 

Regina Spektor, Jakob Dylan, Beck e Cat Power

Histórias sensacionais contadas pelos próprios artistas

Vários causos e relatos dos artistas aparecem no documentário. Michelle Phillips, uma das vocalistas do The Mamas and the Papas, por exemplo, conta a história da música Go Where You Wanna Go, que fala sobre quando traiu John Phillips – guitarrista e seu marido – com o vocalista, Denny. Para ela, até então, aquele era o espírito da geração, ser livre. Apesar de John não ter entendido bem assim. 

Michelle Phillips e Jakob Dylan

Lou Adler, famoso produtor, lembra dos bastidores das gravações dos álbuns que produziu, e como uma visita sua a Inglaterra foi fundamental para surgir um dos maiores álbuns de todos os tempos, o Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band dos Beatles.

“Fui para Inglaterra encontrar o então produtor dos Rolling Stones, Andrew Loog Oldham, levando comigo o Pet Sounds, dos Beach Boys. Andrew ficou com uma cópia e foi ouvi-lo junto a Paul McCartney e Mick Jagger. Dali nasceu o conceito do Sgt Peppers”

Lou Adler

Ainda há depoimentos de Eric Clapton e Ringo Starr sobre festas de rockstars regadas a tudo que tinham direitos, Brian Wilson falando do seu perfeccionismo e exigência dos músicos para gravar o álbum Smile, e do seu amor pelo Rubber Soul, dos Beatles, que fez abrir sua cabeça, ou de quando os Mamas and the Papas mostraram à Lou Adler uma canção que seria hit mundial e a marca da geração Hippie, a clássica California Dreamin.  

The Mamas & the Papas – California Dreamin

No final, mas bem no final mesmo, aparece Neil Young em estúdio gravando sua participação para a trilha sonora do documentário. Aliás, Neil não fala no doc, mas há imagens de arquivo dele novinho no Buffalo Springfield, e depoimentos sinceros dos companheiros de banda sobre ele.

Trilha sonora e um show com músicas dos artistas de Echo and the Canyon

Junto aos relatos, há também cenas de gravações do disco da trilha sonora, com vários convidados ao lado de Jakob, e uma banda talentosíssima cantando músicas dos artistas de Laurel Canyon, além do registro de um show que eles fizeram em um teatro de Hollywood. 

Na gravação da trilha e dos shows, é emocionante ver o quanto as mulheres artistas convidadas arrasaram na interpretação das músicas. Tem uma cena em que Fiona Apple entra no palco para cantar com Jakob a música In My Room, dos Beach Boys, uma performance de arrepiar. Em outra ocasião, Jade Castrinos faz o mesmo na música Go Where You Wanna Go, dos Mamas and the Papas, deixando Michelle Phillips de boca aberta. 

Go Where You Wanna Go com Jade Castrinos

Passado revisitado

Vale muito assistir Echo and the Canyon, que foi lançado em 2018, mas gravado antes, porque há Tom Petty (que faleceu em 2017) sendo muito importante com suas lembranças de época, percorrendo as ruas e lojas de instrumentos do local ao lado de Jakob. Sem falar em David Crosby (falecido agora em 2023), bastante presente também com suas declarações diretas e sinceras sobre seu temperamento difícil dentro das bandas que fez parte, e de seu amor pelos Beatles.

David Crosby e Jakob Dylan

O documentário retrata de uma forma rápida, mas concisa, aquela cena, aquele lugar, os artistas e o modo de vida que os inspiraram a criar arte e influenciar toda uma geração na música, na moda e nos costumes ao redor do mundo.

Avaliação: 4 de 5.

Ficha Técnica

Directed by Andrew Slater

Written by Eric Barrett

Andrew Slater
Starring
Jakob Dylan
Brian Wilson
Tom Petty
Ringo Starr
Eric Clapton
Stephen Stills
Roger McGuinn
Michelle Phillips
David Crosby
Graham Nash]

Distributed by Greenwich Entertainment
Release date 2018
Running time 82 min

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top