Mestre do dub pernambucano lança novo trabalho com o coletivo Yorujah
Aduba Duba Dub é o novo projeto do produtor pernambucano, mais precisamente de Olinda, Buguinha Dub e o coletivo de reggae Yorujah, lançado agora agorinha (já dizia aquele…) no dia 28 de abril em todas as plataformas musicais, via selo Rockers time.
Buguinha cresceu no meio da música, filho de José Luiz, o Buga Som, referência em engenharia de som no Brasil, e enveredou pelos caminhos musicais de seu pai. Trabalhou na técnica com artistas como Racionais MC´s, a nata do manguebeat Mundo Livres S/A e Nação Zumbi, Natiruts, Manu Chao, Ultraje a Rigor e tantos outros.

Na sequência de sua carreira, Buguinha produz trabalhos do Cordel do Fogo Encantado, Eddie, além de “adubar” para o Dub, trabalhos consagrados de artistas como o Baiana System e seu consagrado disco Futuro Dub, Black Alien no Babylon By Gus Volume II e Flora Matos junto com o Projeto Nave.
O Dub
O Dub surgiu na Jamaica, dentro do Reggae Music, e a fim de explicar a sua essência e característica de um modo simples, é o estilo que cria versões de músicas existentes, fortalecendo o som da bateria e do baixo, com reverbs, barulhos, delays, saturações e afins, e que ao longo de mais 70 anos influenciou a dance music, o rap, o rock e a música eletrônica. Foi criado e aprimorado pelos gênios Lee Scratch Perry, Mad Professor, Scientist, e aqui no Brasil, tendo como referência o mestre Buguinha Dub.
O disco Aduba Duba Dub
Idealizado pelo produtor Jah Leo do selo Rockers Time, com ótimos músicos que fazem parte de seu cast, todos de Pernambuco, o álbum teve a produção e a adubada clássica de Buginha, que em 04 sessões no seu estúdio, compôs e mixou 10 músicas em pouco mais de 37 minutos, contando com participações de Marina Peralta, Luiz de Assis (Vibrações), Red Lion, Natto (Portugal), Neguedmundo e Joana B.

Destaque para a música Olhem o Mar, que julgo ser a de trabalho, já que Buguinha declarou em suas redes sociais que em breve a faixa contará com um videoclipe. Com os vocais de Neguedmundo e da filha de Buguinha, Joana B, a canção inicia com um refrão que fica na sua mente, “Olhem o mar, ri, é as ondas, olhem o mar”. Nasceu para ser um clássico e um hit.
Depois emenda com uma das melhores do disco, One Drop Style, com participação da talentosa Marina Peralta, e adubada na sequência.
Emenda com uma ode a Recife, música de mesmo nome na voz de Red Lion.
Sweet Dada e Every Thing We Need entrega ótimas performances vocais em inglês de Luis de Assis e do português Natto, aliada a refinada instrumentação da banda Yorujah, banda essa que conta com Samuel Negão do grupo de rap pernambucano Faces do Subúrbio.

As versões adubadas das músicas, One Drop Style Adubado, Sweet Dada Adubada Every Thing We Need e a faixa título, mostra todo o talento de Buguinha no refinamento dub de algumas canções que compõe o disco.
E termina com Oh Linda, referência clara a Olinda, terra maravilhosa que tive a oportunidade de conhecer e ter um dos melhores verões da minha vida. Uma pena que na época não tinha o Buguinha em meu cardápio sonoro, mas que com certeza, fará parte em uma nova visita à cidade.
O nordeste entrega como sempre altíssimo nível na música nacional, e Pernambuco mostra que além do manguebeat de Chico Science, o punk de Devotos do Ódio, o rap dos Faces do Subúrbio, tem também o Reggae e o dub do mestre Buguinha.
Celebrai
Buguinha Dub
Ficha Técnica
Produção Musical: Buguinha Dub & Yorujah
Mix & Master: Buguinha Dub
Yorujah
Baixo: João Falcão
Bateria: Ewerson Selector
Teclado: Erick Amorim & Ewerson Selector
Guitarra: Dudu Lemos
Percussão: Samuel Negão & Ewerson Selector
Produção Executiva: Jah Leo
Design Gráfico: Daniel Juca, Isadora Cavalcanti
Participação Especial: Marina Peralta, Joana B, Neguedmundo, Natto, Luiz de Assis e Red Lion.
Gravado no Mundo Novo [Olinda, PE]